O planejamento previdenciário é um estudo detalhado do histórico previdenciário de uma pessoa, com o objetivo de identificar o melhor momento e as melhores condições para se aposentar, garantindo o maior benefício possível.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre o planejamento previdenciário:
Análise do histórico: Revisão completa dos vínculos contributivos, valores de contribuição e possíveis divergências no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Identificação de oportunidades: Avaliação de possíveis atividades especiais, tempo como servidor público, atividades rurais, serviço militar, entre outros, que podem aumentar o valor do benefício.
Cálculo de carência: Determinação do tempo necessário para alcançar a carência mínima para aposentadoria, considerando todas as contribuições feitas até então.
Melhor momento para aposentadoria: Identificação do melhor momento para solicitar a aposentadoria, visando o maior valor possível do benefício.
Correção de erros: Identificação e correção de possíveis erros no CNIS que possam prejudicar o cálculo do benefício.
Maximizar valores: A correção das informações que compõe o seu histórico de contribuição resulta na maximização do valor do benefício.
O planejamento previdenciário é essencial para garantir que você receba o benefício que merece, evitando surpresas desagradáveis no momento da aposentadoria.
Você já pensou em fazer um planejamento previdenciário ou está apenas começando a considerar essa possibilidade? Sabia que o quanto antes deixar a sua vida previdenciária organizada, terá menos trabalho quando chegar a hora de requerer o benefício de aposentadoria? A organização de sua aposentadoria trará tranquilidade e economia no momento de se aposentar.
Para isso, nosso escritório está pronto para realizar essa análise detalhada e obter orientações personalizadas para você. Nossa equipe é composta por profissionais especializados para melhor assessorá-lo. Faça uma consulta conosco!
[1]Carla Baer Matras Pinto é advogada no escritório Pinto & Bowens Advogados Associados. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE. É advogada atuante nas áreas de Direito Previdenciário RGPS, Direito do Idoso e Direito Previdenciário para o Funcionalismo Público (RPPS). Pós-graduada em Direito Previdenciário e Prática Processual: RGPS e Nova Previdência – Centro Universitário do Sul de Minas.
Carla Baer Matras Pinto
Estar advogado é ter habilitação para praticar a advocacia. Ser advogado é dedicar a vida inteira em defesa dos direitos do cidadão.